top of page

FENADOR - Felicidade na Dor - 23 anos em 2024

O artesanato Galinha do Cacuaco é um dos projetos de formação de pessoas com deficiência motora da Associação Fenador.

A Fenador - Asssociação Felicidade na Dor é uma Organização não Governamental e sem fins lucrativos cujo objetivo é formar e promover a inclusão social e a dignidade das Pessoas Portadoras de Deficiência em Angola.

O nosso nome Felicidade na Dor foi inspirado no local onde surgiu a ideia de criar a Associação – os fundadores conheceram-se no Hospital onde buscavam melhorias na sua saúde.

Desde que foi criada, a prioridade da Fenador foi a de construir uma sede. Neste espaço - atualmente no Cacuaco - são organizadas ações para a integração socio profissional de pessoas com deficiência –artesanato, inglês, alfabetização.

Continuamos a angariar auxílio para terminar o projeto da sede - o edifício de alojamento para pessoas com deficiência durante as formações, a ampliação da escola primária de 4 para 6 salas e o arranjo dos espaços comuns.

Fenador Sede Deficientes Angola

Construção da Sede da Fenador - 2011

 

História

A Fenador tem uma história muito interessante. Foi fundada em 2001 por José Gomes - um jovem tetraplégico que sonhava fazer do seu projeto uma grande organização. Tinha a ideia de criar uma associação para velar pelas pessoas com deficiência motor, formar e integrar na sociedade. José Gomes faleceu em 2008, mas seu trabalho teve continuidade através dos restantes membros da Fenador.

Após vários pedidos dirigidos ao Governo de Luanda conseguiram o terreno no Cacuaco em Junho de 2001. Aqui está a atual sede da Fenador.

Apesar de inúmeras dificuldades, em 2008 foi possível começar a erguer a estrutura principal da obra através de uma doação - a casa de habitação e um jango espaço destinado as atividades de ensino, formação e artesanato, previstas no programa da Fenador. O progresso era lento por falta de dinheiro e sempre com muitos pedreiros, e ainda com a dificuldade adicional de não ter transporte para poderem seguir a evolução da obra.

Em 2009 a construção ficou interrompida por falta de suficientes apoios financeiros mas em 2011 o Grupo da Amizade auxiliou na coordenação e financiamento da conclusão da vedação do terreno, acabamento do espaço de habitação e do jango. Desde então a Fenador realiza as suas ações de formação nesta sede.

O José Gomes nunca conheceu a nova sede por que tanto lutou mas teria tanto orgulho em ver o seu sonho realizado. Estamos a dar-lhe continuidade: Procuramos apoios para finalizar os edifícios da sede e patrocínios para os projetos de formação.

Fenador Sede Deficientes Angola

José Gomes com outros fundadores

Fenador Sede Deficientes Angola

Inauguração da Sede em 2011

O projeto Quintal

Em 2008 o Projeto Quintal esteve na origem do artesanato Galinha do Cacuaco.

Este projeto tinha duas vertentes:

·- artesanato

Em 2009 a Fenador, com apoios de amigos e patrocinadores, alugou um espaço no bairro Hoji-ya-Henda por 100 dólares. Com a doação de chapas pelo grupo de Mulheres Parlamentares criou-se um espaço coberto neste terreno arrendado e começou o projeto de artesanato. 

Missionários Brasileiros vieram ensinar os membros da Fenador a trabalhar com ráfia e caricas. A primeira formadora foi a dona Úrsula, brasileira. Ensinou aos membros do grupo o fuxico (com esta técnica fazem-se trouxinhas de panos e como fazer pastas com croché e anilhas de latas de refrigerantes. Eram 11 alunos - todos membros da Fenador e 10 dos quais pessoas com deficiência motora - Simão Joveth, António Mateus Pedro, Micael Daniel, Madalena Gonga, Gilda, Margareth Contreira, Beth, Maria Cacau, Eva Faustino, Nadi e Tito da Cruz.

Mais tarde veio o apoio do Grupo Amizade Angola, após solicitação de apoio à Dra. Maria João Telles mulher do embaixador português. Vieram várias voluntárias que ensinaram entre outras a técnica do papel maché. Assim começaram a as primeiras Galinhas - que ainda não eram do Cacuaco… Só mais tarde, na mudança de sede para o Cacuaco.

Neste anos faziam-se pastas, capas para livros, sapatos, galinhas, tartarugas. O objetivo era o mesmo de hoje - formar pessoas com deficiência para poderem vender os seus produtos e ser independentes.

 

·- alfabetização da comunidade

Assim começou a escola da Fenador que agora, em 2024 já tem turmas da 1ª à 6ª classe e de 202 alunos da comunidade carenciada que vive junto da sede da Fenador.

Primeira exposição do Artesanato da Fenador

 

A primeira exposição de artesanato foi na Assembleia Ordinária da nossa Associação em 2011. Foi o culminar de dois anos de formação. 

Vem também visitar e apoiar este projeto. Estamos diariamente na nossa sede a trabalhar no artesanato Galinha do Cacuaco e a formar novos membros com deficiência motora para que possam ser independentes e sustentar as suas famílias. 

Todos os apoios e formações e convites para eventos, feiras e bazares são bem vindos.

Fenador Artesanato Galinhas Deficientes Angola

Início do artesanato Fenador

Fenador Galinha do Cacuaco Deficientes Angola

Bazar 2011 - Artesanato Fenador

40875915_467383740441594_291286878890491

Primeira feira de artesanato

bottom of page