Os primeiros passos da FENADOR
- Ana
- 28 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

A ideia de criar a Associação FENADOR para apoiar pessoas com deficiência motor surgiu no hospital - no Centro de Medicina Física e de Reabilitação em Luanda no inicio dos anos 90.
José Gomes era nesta altura um dos internados mais antigos do Centro - tinha sofrido um acidente em criança que o tornou tetraplégico*. Tinha a ideia de criar uma associação para velar pelas pessoas com deficiência motor, formar e integrar na sociedade.
Sonhava fazer do seu projeto uma grande organização e foi graças à sua persistência que se criou e formalizou a Associação Fenador - Felicidade na Dor em 2001.
Era muito determinado, escrevia e criava arte com a boca - tinha aprendido por si mesmo no hospital - e tinha fé que a Fenador iria dar certo. Rodeou-se de pessoas com deficiência da sua confiança, que na altura viviam e estavam em tratamento e reabilitação com ele no hospital - Nelson, Diogo, Simão, Sara, entre outros - e com o apoio de alguns médicos e missionários foi possível elaborar os estatutos, registar a Associação e obter um terreno no Cacuaco (ver mapa) para a construção da atual sede.
Os postais dos José Gomes

Tetraplégico, José Gomes escrevia e desenhava com a boca - os postais que ilustram este post foram assim feitos.
Entre os primeiros fundos da Associação estiveram as vendas destes postais.
José Gomes faleceu em 2008 - a Associação que fundou continua.
Vem ser parte deste projeto
Também tu que lês este post podes ser parte deste projeto e ajudar a criar um espaço onde as pessoas apesar da deficiência física podem desenvolver as suas capacidades e obter uma forma de sustento - com o artesanato Galinha do Cacuaco, com alfabetização, formação em ofícios, entre outros.

Como ajudar
Precisamos de muito auxílio para continuar os projetos de formação - incluindo expandir o projeto de artesanato Galinha do Cacuaco - e finalizar a construção da sede.
Clica neste link para veres mais detalhes de como apoiar. Contacta-nos e vem visitar em breve.
* paralisia que afeta todas as quatro extremidades, juntamente com a musculatura do tronco